Processo SOMOS

Processo de formação por meio de aprendizagem sistêmica e participativa fundamentada em comunidades que salvaguardam a vida e cuidam do planeta; experiências com abordagens metodológicas cognitivas, sistêmicas, participativas, colaborativas e focadas no ser humano; e vivências exploratórias por meio de exercícios sensoriais.

Objetiva-se encorajar a criação e implementação de processos, sistemas, projetos, bem como atitudes, ideias e abordagens transformadores como ações e princípios de inovação social transformadora em prol do design para as transições.

  • Terra, Cosmos, vida;
  • cuidado, afeto, amor, ética, criatividade;
  • intuição, ancestralidade, sabedoria profunda;
  • colaboração, participação, conexão, confluência;
  • coletividade, engajamento, solidariedade;
  • desenvolvimento e transformação pessoal e coletivo,
  • regeneração, florescimento, recuperação, conservação, continuidade da vida;
  • circularidade, roda, giro;
  • organicidade, rede, trama, troca;
  • dança, poesia, sonhos, ritos, mitos, contação de histórias;
  • interdependência, relacionalidade;
  • diversidade, pluralidade, pluriverso;
  • mudança de valores e paradigmas; mudança de modos de pensar, olhar e fazer;
  • saúde, educação, habitação, terra, solo, bem viver;
  • localização, autonomia local, decrescimento;
  • territorialidade, desenvolvimento local;
  • transformação socioeconômica, sustentabilidade cultural, preservação ambiental, proteção dos direitos humanos;
  • saberes, comunidades e economias sociais, circulares, orgânicos, colaborativos & criativos;
  • práticas de liderança horizontal, transparente e coletiva;
  • participação política, políticas públicas, movimentos sociais;
  • aprendizagem endógena fundamentada nos seres, fazeres, sabedorias e conhecimentos de comunidades que salvaguardam a vida e cuidam do planeta;

Âncora:

  • filosofias das sabedorias ancestrais;
  • houmus, multi-espécies da natureza e seres invisíveis;
  • vivências cognitivas, sistêmicas, circulares, orgânicas, horizontais, autônomas, locais e plurais;
  • vivências exploratórias por meio de exercícios sensoriais;
  • abordagens e ferramentas de gestão sistêmicas e cognitivas;
  • abordagens e ferramentas de gestão de projetos de design participativas, colaborativas e centrada no ser humano;
  • inovação social transformadora, design para transições, design social transformador, espiritualidade.

SOMOS Process

Training process through systemic and participatory learning based on communities that safeguard life and take care of the planet; experience with cognitive, systemic, participatory, collaborative and human-centered methodological approaches; and exploratory experiences through sensory exercises.

The aim is to encourage the creation and implementation of transformative processes, systems, projects, also attitudes, ideas and approaches as actions and principles of transformative social innovation in favour of design for transitions.

  • Earth, Cosmos, life;
  • care, affection, love, ethics, creativity;
  • intuition, ancestry, deep wisdom;
  • collaboration, participation, connection, confluence;
  • collectivity, engagement, solidarity;
  • personal and collective development and transformation;
  • regeneration, flourishing, recovery, conservation, continuity of life;
  • circularity, circle, spin/turning;
  • organicity, net, weft, exchange;
  • dance, poetry, dreams, rites, myths, storytelling;
  • interdependence, relationality;
  • diversity, plurality, pluriverse;
  • changes of values and paradigms, changes of ways of thinking, looking and doing;
  • health, education, housing, land, soil, good living;
  • localization, local autonomy, de-growth;
  • territoriality, local development;
  • socio-economic transformation, cultural sustainability, environmental preservation, protection of human rights;
  • social, circular, organic, collaborative & creative knowledge, communities and economies;
  • horizontal, transparent and collective leadership practices;
  • political participation, public policies, social movements;
  • endogenous learning based on communities beings, doings, wisdom and knowledge that safeguard life and take care of the planet.

Anchor:

  • philosophies of ancestral wisdoms;
  • houmus, multi and natural species, invisible beings;
  • cognitive, systemic, circular, organic, horizontal, autonomous, local and plural experiences;
  • exploratory experiences through sensory exercises;
  • systemic and cognitive management approaches and tools;
  • participatory, collaborative and human-centred design project management approaches and tools;
  • transformative social innovation, design for transitions, transformative social design, spirituality.

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