WHATSAPP: 31 98688.2759
CELULAR: 31 98688.2759
CONTATO@NUWA.COM.BR

Empreendendo Vidas

/, Inspiração/Empreendendo Vidas

O que é o Projeto Empreendendo VIDAS

 

logo_empreendendo_vidasO Projeto Empreendendo Vidas, coordenado pelo INSEA – Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável, tem como objetivo a inclusão socioeconômica da População em Situação de Rua (PSR).

O Projeto Empreendendo Vidas, coordenado pelo INSEA, tem como objetivo identificar e tornar mais eficaz o fomento às iniciativas de inclusão socioeconômica da PSR, por meio de empreendimentos econômicos solidários, com vistas à superação da pobreza extrema – mediante políticas integradas, visando a organização, o protagonismo e a promoção do desenvolvimento justo e solidário.

Como Funciona

Este projeto está norteado na concepção de que a educação popular é um instrumento que visa a intervenção direta e promove o exercício democrático da cidadania. Desenvolve-se através de uma pedagogia crítica que reconhece a potencialidade de cada saber adquirido, contextualizando-o na história e estimulando os sujeitos na imersão dos processos coletivos. A formação e informação é um dos instrumentos essenciais para o desenvolvimento social, para o fortalecimento do protagonismo, da autonomia e para avanço das relações de solidariedade, reconhecendo e valorizando a diversão cultural, ética, social, regional e de gênero. A metodologia utilizada pelo Empreendendo VIDAS permite um acompanhamento sistemático, de formação e de educação popular que proporciona aos participantes o apoderamento de um novo saber, cujos elementos estão baseados na concepção da economia solidária. Reconhecer as potencialidades individuais, coloca-las no coletivo e buscar juntos formas de enfrentamento à pobreza, com sustentabilidade, são ações que legitimam a funcionalidade do projeto. Outros aspectos importantes são as articulações de parcerias locais com a mobilização de organizações da sociedade civil, das universidades, dos empreendimentos econômicos solidários e dos órgãos públicos. Esse reconhecimento externo também modifica o participante do projeto. O indivíduo antes segregado se mostra agora como protagonista diante da pluralidade.

Grupos Produtivos, Cooperativa e Empreendedores Individuais

» Grupo de Eventos: Grupo produtivo de prestação de serviços na área de gestão de resíduo sólidos em eventos culturais da cidade de Belo Horizonte. Possui parceria estabelecida com a ASMARE e está inserido no Projeto Gigante Pela Natureza, realizando a coleta seletiva em jogos e eventos no Estádio do Mineirão. Já prestaram serviço em eventos como o Festival Natura Musical, o Saideira Comida Di Buteco e Banda Mole.

» Plantação: O projeto surgiu como uma vertente do grupo de eventos sustentáveis, plantando ações de forma criativa e inclusiva, tem como principal objetivo educar pela cidade e reescrever novas histórias. Seu eixo de atuação é o cuidado com o planeta através da educação ambiental, ofertando serviços como: hortas verticais, revitalização de espaços públicos e privados.

» Grupo Auxiliar de Logística: O Grupo Logística surgiu com objetivo de criar novas possibilidades de trabalho tendo como princípio a Economia Solidária, buscando romper com a logística predominante de exploração de mão de obra. O grupo está construindo possibilidades de trabalho e geração de renda com preço justo em diversas áreas que envolvem logística de eventos, tais como montagem de estruturas, carga e descarga e vendas de alimentos e bebidas.

» Grupo Gastronomia: Um empreendimento social que vem desenvolvendo grande expertise na prestação de serviço como auxiliar de cozinha, saladeiro, copeiro, garçom e auxiliar de serviços gerais em eventos de pequeno e médio porte, balizados pelos princípios da solidariedade e cooperação.

» Coopmult – Cooperativa de Serviços Múltiplos: Uma cooperativa que busca constante capacitação e está ofertando trabalhos de excelência na área de construção civil, com rica experiência acumulada durante os anos. Pessoas que acreditam num sonho se organizaram e hoje estão aumentando a casa dia sua carteira de clientes, resgatando através do trabalho sua cidadania, dignidade e sonhos, ora esquecidos.

» Empreendedores Individuais: Artesãos que produzem seus artesanatos com foco na sustentabilidade utilizando materiais de reaproveitamento como azulejos, madeira, jornais, filtros de café, tubos de papelão, dentre outros.

Contato

Adilson (31) 3347-7414 ou pelo e-mail: empreendendovidas@gmail.com
 Realize o seu Evento Especial com os Grupos Produtivos do Projeto Empreendendo Vidas! A Nuwa acredita neste Projeto!

[Foto: Reunião com a Equipe do Empreendendo Vidas – AGO/2016]

 

2017-07-10T19:14:11+00:00 16 ago 2016|Tags: , , , , , |
Preços sob consulta. Entre em conato com a Nuwa através do celular / whatsapp: (31) 98688-2759 ou e-mail: contato@nuwa.com.br